Outros trabalhos e profissionais que compõem a equipe da Instituição CAMINHAR.

A CAMINHAR conta com um diferencial na suas atividades que complementam e ampliam o alcance dos resultados, pois somam ao trabalho os profissionais de outras áreas – educação e saúde – para qualificar o atendimento dos usuários do serviço socioassistencial na Unidade.


Professoras PEB I (cedidas pela Prefeitura Municipal de Franca): atuam no período da manhã e tarde. Auxiliam os usuários na alfabetização – aprendizado da leitura e escrita. Dificuldades relatadas pelos cuidadores familiares e professores da Escola Regular. O trabalho visa estimular o raciocínio lógico, o desenvolvimento cognitivo, a autonomia e a independência nas atividades escolares e alfabetização funcional.

Fisioterapia: o trabalho dessa área contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida do usuário e sua família e integram às atividades socioassistenciais que objetivam à independência, a autonomia e a inclusão social do participante da Unidade. Os trabalhos de manutenção e reabilitação física buscam desenvolver as habilidades do atendido, motivar a consecução de tarefas diárias e práticas, trabalhar a melhoria da capacidade motora e do corpo em geral, buscar as tecnologias assistivas e inovadoras para auxiliar o desenvolvimento reabilitacional.

Fonoaudiologia: o trabalho dessa área contribui significativamente na melhoria da comunicação e do aprendizado do usuário, bem como no processo de alimentação e fortalecimento dos músculos da face para o desenvolvimento da fala. Os resultados destacam a importância do trabalho com a família para que ela ofereça suporte ao filho a fim de favorecer seu desenvolvimento escolar e efetiva inclusão. A reabilitação comunicacional da pessoa com deficiência é de extrema importância para sua atuação social, já que os sujeitos necessitam de formas diferentes de expressão, favorecendo sua efetividade e possibilitando suas relações sociais.