A Instituição e o Serviço de Proteção Social Especial às Pessoas com Deficiência, Idosos (as) e suas Famílias em Unidade Referenciada.

A instituição desenvolve o Serviço da área da Assistência Social, na proteção social especial de média complexidade, tipificado nacionalmente. O Serviço de Proteção Social Especial às Pessoas com Deficiência, Idosos (as) e sua Famílias, na modalidade Unidade Referenciada, através do Chamamento Público – Processo n° 047539/2017 – Termo de Colaboração 0002/2018.

A entidade tem preponderância de atendimento na área da Assistência Social, seu trabalho tem buscado atender o grupo familiar, fortalecer os vínculos familiares, desenvolver e estimular a participação dos usuários em todas as esferas sociais, trabalhar com a garantia de direitos, o protagonismo, o empoderamento, a autonomia e a independência.

A organização possui uma história de atendimento às pessoas com deficiência no município, construção de longa data, com experiência e boa referência junto à sociedade. A CAMINHAR foi fundada em 07 de Abril de 1997, há 21 anos, no município de Franca, Estado de São Paulo. Promovemos através dos atendimentos a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias estimulando o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas na perspectiva da independência e autonomia. Atendemos em média, no decorrer do ano, 100 (cem) usuários entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, do sexo masculino e feminino.


As atividades acontecem em grupos e a metodologia utilizada compõe a perspectiva da garantia das seguranças afiançadas na política de assistência social, que são:

a)  Segurança de Acolhida: ter acolhida suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades; promover formas de acesso aos direitos sociais;

b) Segurança de Convívio ou Vivência Familiar, Comunitária e Social: ter acesso a serviços socioassistenciais e das políticas públicas setoriais, conforme necessidades; vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares; vivenciar experiências de ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades e riscos na tarefa do cuidar;

c) Segurança de Desenvolvimento da Autonomia: vivenciar experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia, inserção e sustentabilidade.